Home  >  Diferenciais  >  Orientação profissional

Orientação profissional

O objetivo do núcleo chamado Orientação Profissional e de Estudos Universitários é ajudar os alunos no processo de escolha de suas futuras profissões e dos respectivos cursos superiores. A Escola fornece todo o apoio necessário para que essa escolha ocorra da forma mais natural possível. Uma escolha que não envolve apenas a profissão, mas também o país onde pretendem cursar a universidade e se desenvolver profissionalmente.
 
Na busca por preparar da melhor forma possível os alunos do Ensino Médio para a tomada de decisões tão fundamentais para o seu futuro, a Orientação Profissional e de Estudos Universitários tem como objetivo oferecer tantas possibilidades quanto possível, dentro e fora da Escola, para que obtenham informações sobre uma grande variedade de cursos universitários e profissionalizantes, e sobre profissões e biografias profissionais.
 
Além disso, os alunos devem ter a possibilidade, sempre renovada, de conhecerem a si mesmos e de refletirem sobre as suas capacidades, motivações, desejos, preferências e aversões, de modo a poderem tomar uma decisão mais segura.
 
A Escola informa aos alunos sobre ofertas de qualificações adicionais, e às vezes ela própria oferece essas possibilidades de cursos extra.
 
A Orientação Profissional e de Estudos Universitários baseia-se nos seguintes pilares:
 
I. Orientação Profissional e de Estudos Universitários na própria Escola
1. Trabalhos e projetos integrados nos currículos das disciplinas
2. Grande variedade de ofertas nas áreas da orientação, informação e aprendizagem extracurricular
3. Oferta de pesquisa individual e de orientação individual
4. Elaboração de um ”Portfólio Curso Universitário e Profissão ”, onde são arquivados todos os trabalhos realizados na área de Orientação Profissional e de Estudos Universitários
 
II. Semana da Orientação Profissional e de Estudos Universitários
1. Palestras e atividades sobre uma grande variedade de profissões, durante toda a semana
2. Relatos de ex-alunos e pais de alunos sobre as suas experiências. A atividade ocorre num sábado
 
III. Orientação Profissional e de Estudos Universitários fora da escola
1. Informações sobre o dia a dia de profissões, complementada pelo estágio profissional
2. Informações sobre universidades e cursos
3. Oferta de pesquisa individual e de orientação individual

Estágio Profissional
O estágio profissional faz parte do currículo do Ensino Médio da Corcovado, integrando a busca para que os alunos possam vislumbrar experiências e alcançar informações sobre diversas profissões. Esse estágio integra a Orientação Profissional da Escola.
 
Seu objetivo é oferecer aos alunos contato com o dia a dia do trabalho, com as possibilidades do mercado e com a vivência profissional, com vistas a promover escolhas conscientes quanto às suas futuras carreiras.
 
O estágio profissional é a culminância de um trabalho que a Escola realiza durante todo o ano, com a integração de várias matérias (Alemão, Português, Gl e NKT). Contando com essa interdisciplinaridade, os alunos aprendem a fazer currículo, carta de apresentação e relatórios, além de serem estimulados a refletir, no campo pessoal, sobre suas futuras escolhas. Todos os exercícios e produções desse campo são reunidos no Portfólio Profissional.
 
O estágio profissional pode acontecer tanto no Brasil quanto na Alemanha. Essa opção é feita pelos alunos, em sintonia com suas famílias. Geralmente, o estágio ocorre no final de novembro ou no começo de dezembro, e tem duração de 40 horas.



Notícias Relacionadas

Reconhecimentos e Afiliações