Atividades Opcionais




Home  >  Atividades Opcionais

Introdução

A Escola Alemã Corcovado oferece uma ampla variedade de Atividades Opcionais para seus alunos. A partir das turmas 1, os estudantes podem complementar suas formações com cursos nas áreas de idiomas, tecnologia, artes, música, ciências e esportes. As Atividades Opcionais estão alinhadas ao Currículo por Competências da Escola, que visa desenvolver, ao longo da vida escolar, habilidades sociais, pessoais, metodológicas e específicas de cada área de estudo.

*Atividades sujeitas à formação de turmas

FCE (Cambridge First Certificate in English Examination)

As aulas de FCE têm o objetivo de preparar o aluno para obter a qualificação em inglês como língua estrangeira, em nível Intermediário Superior (B2), reconhecida e certificada pela Universidade de Cambridge. O exame testa as quatro habilidades linguísticas principais: leitura, escrita, compreensão oral e produção oral, bem como conhecimentos de vocabulário e gramática, e avalia a capacidade do candidato de se comunicar em inglês em situações reais. 

CAE (Cambridge Certificate in Advanced English)

As aulas de CAE têm como objetivo capacitar o aluno para obter a qualificação em inglês como língua estrangeira, em nível Avançado (C1), reconhecida pela Universidade de Cambridge.  Nesse nível, o aluno deve ser capaz de lidar, de forma confiante, com a maioria das situações que podem surgir num país de língua inglesa, sejam elas sociais, profissionais ou relacionadas ao ensino.

Espanhol (em parceria com o Instituto Cervantes)

Os alunos matriculados nesta atividade têm os mesmos benefícios que qualquer estudante do Instituto Cervantes, como o direito ao uso gratuito da Biblioteca, com seu acervo em espanhol. As aulas acontecem nas dependências da Escola Corcovado, mas a inscrição para essa atividade é feita diretamente no Instituto Cervantes.

Academic writing course

Desenvolver e aperfeiçoar a linguagem escrita, em sua estruturação básica, do parágrafo ao ensaio argumentativo. Aulas práticas com uma abordagem comunicativa. 

Produção de videoclipes para músicas alemãs

Pesquisar e escolher uma música alemã, para criar um videoclipe, em grupo ou sozinho, com direito à inserção de legendas. Um desafio que estimula a criatividade e a desenvoltura com o uso do idioma, além de despertar o interesse por esse campo artístico. 

O aluno irá pesquisar uma música alemã de sua preferência e criará individualmente ou em grupo um videoclipe para ela com a letra legendada embaixo.

Ginástica artística (olímpica)

Os alunos aprendem nas aulas exercícios básicos de solo, salto e trampolim acrobático. Trabalham coordenação, força e equilíbrio, e participam de eventos internos e externos.

Futebol

Os alunos treinam nas aulas os fundamentos básicos do jogo, exercitando passe, dribles, chutes e condução. Aprendem as regras básicas e a trabalhar em equipe para o jogo. Ao longo do ano participam de amistosos e de partidas na Escola. 

Futebol - aperfeiçoamento

Os alunos treinam e aperfeiçoam nas aulas os fundamentos do jogo, passes, dribles, chutes e condução, reiterando as regras e o trabalho em equipe. Estudam e aplicam alguns sistemas táticos, participando de amistosos e de partidas na Escola.

Teatro

As aulas envolvem exercícios de improvisação teatral, dicção, projeção de voz e expressão corporal. Também há atividades com textos, através da leitura dramática e da criação de cenas. No fim do ano, há a apresentação de um espetáculo para a comunidade escolar. Como já praticado nos anos anteriores, há um acréscimo de R$75 por semestre (R$150 por ano) no pagamento da atividade, para o custeio da produção da peça.

Violino

As aulas de violino lançam mão do método Suzuki, que, além de desenvolver as habilidades no uso do instrumento, estimula a sensibilidade auditiva e a musicalidade do aluno, promovendo melhoras na atenção, memória, autocontrole e coordenação motora fina.

Violão

As aulas de violão têm como objetivos o aprendizado de músicas do gosto pessoal dos alunos, a desenvoltura com cifras, leitura de tablaturas, partituras, exercícios técnicos, prática de conjunto e apresentação pública, além do desenvolvimento da sensibilidade através da música. As turmas são formadas por, no máximo, dois alunos, e as aulas acontecem uma vez por semana, com duração de 45 minutos. Com base nas inscrições, o professor entra em contato com as famílias e combina os horários, caso a caso.

Piano

As aulas de piano têm como público-alvo tanto estudantes que já possuam alguma experiência anterior com o instrumento, quanto os totalmente iniciantes. Nas aulas, o professor mescla materiais didáticos tradicionais, nacionais e estrangeiros, que desenvolvem simultaneamente a técnica pianística e o repertório. Além disso, são selecionadas peças que sejam de interesse do estudante.

Desenho e pintura

Nesta atividade opcional são exploradas noções básicas da área: desenho de observação, natureza morta, paisagens, figuras humanas, animais. Durante as aulas, os estudantes desenvolvem técnicas de pintura com os seguintes materiais: grafite 6B, carvão e giz, pastel seco e oleoso, aquarela e nanquim, tinta acrílica, tinta a óleo, lápis de cor.

Clube de Ciências

Nesse espaço, são realizadas a cada aula uma ou mais atividades práticas ou experimentais, que envolvam conhecimentos de Química, Física e Biologia. Seu objetivo é aproximar os estudantes das Ciências Naturais, despertando seus interesses e aptidões nessa área, desenvolvendo sua autonomia e seu domínio do método científico, bem como dos instrumentos e procedimentos de um laboratório.

Biodiversidade, Insetologia e Ecologia nos Trópicos

Nessa atividade opcional os alunos se debruçam sobre a biodiversidade, que está estreitamente relacionada à ecologia das zonas climáticas tropicais. Um dos principais objetos dos estudos é, por exemplo, a coleção de besouros da Escola.

Maker e Inovação

Tecnologias inovadoras como robótica, construção de brinquedos, circuitos eletrônicos, sensores, leds, baterias, impressão 3D. Nessa atividade, busca-se a resolução de problemas e a construção de projetos colaborativos que levam à aprendizagem prática de matemática e de ciências. Além disso, as aulas ajudam no desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias para alcançar objetivos determinados e para a tomada de decisões de maneira responsável.

Xadrez

O jogo e a brincadeira são atividades naturais da criança. Por isso, a educação através do jogo de xadrez é uma excelente atividade pedagógica, que ensina de maneira lúdica. Geralmente, as crianças não sabem utilizar a capacidade de análise, por não estarem habituadas a esse tipo de reflexão. No entanto, quando o aluno está jogando xadrez, o processo mental de análise se fixa de modo espontâneo, enquanto ele brinca. Assim, o jogo desenvolve a memória, a criatividade e a capacidade de concentração. Além disso, estimula a aprendizagem de habilidades cognitivas como interpretar, refletir, comparar, deduzir, selecionar, organizar, raciocinar logicamente e de modo crítico. Nesse sentido, o jogo de xadrez é uma excelente ferramenta de aprendizagem, que desafia o aluno a usar diferentes habilidades operatórias, de maneira divertida e saudável.

Yoga

Nas aulas, a yoga é vivenciada de forma lúdica, com a apresentação de brincadeiras, jogos e técnicas dessa prática milenar, que promove inúmeros benefícios às crianças e jovens: relaxamento, controle da ansiedade, autocontrole. A atividade estimula a busca por um equilíbrio entre espontaneidade e estrutura, de modo que os alunos podem aprender a ouvir a si mesmos, e uns aos outros, enquanto se expressam criativamente e com liberdade.

Reconhecimentos e Afiliações