Notícia

Turmas 3 aprendem sobre a cultura indígena

Nas turmas 3, a área de Estudos Sociais aborda temas como a Floresta Amazônica e os povos indígenas brasileiros. Em outubro, alunos receberam visitas durante as aulas que contribuíram para ampliar o conhecimento sobre a cultura indígena.
 
A Escola Alemã Corcovado recebeu os arquitetos Luísa Bogossian e André Daemon, do Estúdio Guanabara, e o antropólogo Fernando Niemeyer, que compartilharam suas experiências profissionais com a construção de habitações para indígenas do povo Kayapó, no Pará. A equipe foi contratada por uma organização indígena sem fins lucrativos através de recursos da compensação ambiental da usina de Belo Monte.
 
A demanda inicial dos Kayapó era a construção de habitações mais duráveis. Foram muitos encontros para compreender melhor as necessidades apontadas e elaborar um projeto que pudesse atendê-las preservando elementos da cultura local e garantindo a autonomia da aldeia para realizar a manutenção de suas novas habitações.
 
Na visita às turmas, em meio a muitos dedos levantados para indicar as inúmeras perguntas curiosas dos alunos, os arquitetos e o antropólogo apresentaram o projeto desenvolvido no Pará. Eles contribuíram de forma muito rica para passar aos alunos uma ideia mais atualizada e menos estereotipada do indígena brasileiro, abordando temas como a diversidade de suas culturas e a mistura com elementos da cultura de não-índios.
 
No 2º encontro, a equipe retornou à escola trazendo o Pataxó Araçari. Assim, os alunos puderam conhecer de perto ainda mais sobre a cultura indígena, esclareceram dúvidas e descobriram mais elementos de uma realidade que não conheciam.
 
 
 
 
 
 

Coordenadores

Turmas 1 a 4 C

Paula Pereira

Turmas de 1 a 4 R

Brita Bank-Diemar

Orientadoras

Turmas de 1 a 4 C - manhã

Renata Cecchetti

Turmas 1 a 4 C - tarde

Eva Holmes

Turmas de 1 a 4 R

Daniela Rodenbach