Home  >  Diferenciais  >  Intercâmbio

Intercâmbio

O intercâmbio é uma possibilidade preciosa para estreitar ainda mais os laços entre as culturas alemã e brasileira, sendo uma atividade de muito valor dentro do conceito de escola de encontro que norteia a Corcovado.

Intercâmbio Turmas 8
O tradicional intercâmbio com a Alemanha, nas turmas 8, tem como objetivo estimular o domínio da língua alemã, além de dar a oportunidade aos nossos alunos de conhecerem melhor aquele país, promovendo um encontro cultural entre brasileiros e alemães. A viagem também tem por objetivo desenvolver maior autonomia nos estudantes, que acabam tendo de assumir responsabilidades em grupo, durante a experiência.

Todos os anos, os alunos das turmas 8 podem participar dessa viagem de intercâmbio, que dura três semanas. Durante a primeira delas, os jovens vivenciam a realidade de uma família alemã. Hospedados em sua casa, participam do seu dia a dia, aplicando e melhorando seus conhecimentos do idioma. Enquanto isso, assistem às aulas regulares em escolas alemãs parceiras da Corcovado.

Nas duas semanas seguintes, os alunos brasileiros realizam uma viagem cultural pelo país, visitando atrações turísticas e pontos de interesse cultural, histórico ou geográfico, nas cidades de Berlim, Colônia, Dresden, Freiburg e Munique. Os grupos viajam de ônibus e se hospedam em albergues da juventude. Ao fim da viagem, apresentam um diário onde reúnem fotos e relatos sobre a experiência.

Blog do intercâmbio
  
Intercâmbio Turmas 10 
Em novembro é realizada a viagem de estudos à Alemanha das turmas 10, que dura três semanas. Durante a primeira delas, acontece o estágio profissional, com duração total de 40 horas. Esse estágio em geral é realizado na região da cidade de Braunschweig. Mas, desde 2011, a Escola oferece outra possibilidade — atualmente, é a região de Hannover. 

Nas duas cidades, há várias empresas parceiras da Escola Alemã Corcovado. Os alunos ficam hospedados na casa de famílias anfitriãs, o que permite a criação de uma relação ainda mais estreita com a cultura local

A viagem de estudos abrange, no total, a visita a 12 cidades, que dispõem de 26 universidades: de Hamburgo a Munique, de Frankfurt a Berlim. Em geral, cada aluno visita de cinco a seis universidades, dos tipos mais variados – desde faculdades com foco de atuação mais específico até universidades de excelência, passando por universidades técnicas e faculdades de artes.

A colaboração de ex-alunos da Corcovado que hoje estudam na Alemanha mostrou-se, nesse contexto, muito produtiva. Eles ajudam na organização de eventos informativos sobre as universidades, acompanham os alunos e transmitem suas próprias experiências. Além disso, os participantes da viagem visitam várias empresas, como a ThyssenKrupp, em Duisburg, a Airbus, em Hamburgo, e a Carl Zeiss, em Jena. Nessas visitas, formandos apresentam seus centros de formação, falando sobre os vários perfis profissionais e possíveis cursos técnicos. 

Alunos também têm a chance de conhecer o lado turístico e cultural da Alemanha. Visitas a museus, poetry-slam, café da manhã com Weißwurst (linguiça branca) e patinação no gelo estão entre os principais programas. A viagem termina com alguns dias em Zillertal, na Áustria, onde os participantes podem aprender a esquiar.

Após a volta, há uma fase de reflexão, na qual cada aluno escreve, já com certa distância, um relatório sobre a experiência.
 



Notícias Relacionadas

Reconhecimentos e Afiliações