Home  >  Escola de Encontro


Escola de Encontro

A Escola Alemã Corcovado é um espaço bilíngue que promove o encontro entre culturas desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Com aulas em dois ramos escolares (alemão e brasileiro), oferece um ensino abrangente a suas alunas e alunos, até a conclusão do Ensino Médio ou de seu equivalente alemão, o Abitur.

Origem
A escola foi fundada em 1965, graças à iniciativa de pais alemães que viviam no Rio de Janeiro. Sua primeira aula oficial foi ministrada no dia 8 de março daquele ano. É até hoje uma escola privada, mas que recebe apoio da instituição alemã Bundesverwaltungsamt. 

Dois ramos
A Escola Alemã Corcovado oferece dois ramos de ensino: o alemão e o brasileiro. O programa de ensino do ramo alemão contempla as diretrizes curriculares da Alemanha; os estudantes assistem a maior parte das aulas no idioma germânico. O currículo do ramo brasileiro é orientado pela legislação vigente no Brasil. Além das matérias tradicionais, contudo, os alunos também assistem regularmente a aulas de Alemão e de Ciências Naturais e Sociais no idioma. Estudantes que se matriculam no ramo brasileiro têm, em sua trajetória, várias oportunidades de migrar para o ramo alemão. Por isso, cerca de metade deles sai da escola com a conclusão tanto do Ensino Médio quanto do Abitur.

Alunos e corpo docente
Cerca de 1,3 mil alunos estudam hoje na escola, sendo a maioria composta por brasileiros. O corpo docente reúne 116 professores, 26 deles alemães.

Diplomas de proficiência em alemão
Desde 1976, a escola realiza provas de alemão, oferecendo os diplomas DSD I e II. Assim, abre aos alunos brasileiros a possibilidade de estudar na Alemanha.

Atividades opcionais e projetos permanentes
Além do ensino regular, são oferecidas atividades opcionais aos alunos, como aulas de línguas, modalidades esportivas, cursos de teatro, grupos de coral, violino e piano. No Ensino Médio, são ministrados cursos preparatórios para provas de inglês internacionalmente reconhecidas. Os alunos também são estimulados a realizar estágios sociais e profissionais, durante sua trajetória escolar.

Reconhecimentos
Desde 2009, a Corcovado possui o certificado Escola Alemã de Excelência no Exterior, conferido pela instituição alemã Zentralstelle für das Auslandsschulwesen e verificado periodicamente pelo órgão Bund-Länder-Inspektion (BLI). Em 2017, recebeu o renomado Prêmio Escolar Alemão da Robert-Bosch-Stiftung, em reconhecimento à constante promoção dos conceitos de encontro e de inclusão.

Área escolar
A escola ocupa um parque de 54 mil m², que já foi sede da embaixada dos Estados Unidos, no bairro carioca de Botafogo. Em meio à enorme área verde, destaca-se a edificação principal, considerada patrimônio histórico. Ao seu redor funciona um conjunto de outros prédios que guardam salas de aula multimídias, laboratórios para o ensino de Física, Química e Informática, salas de Música e Artes, duas bibliotecas e dois auditórios, um ginásio, um campo de esportes, uma cantina, uma enfermaria e um estacionamento subterrâneo.

Reconhecimentos e Afiliações