Idiomas




Home  >  Idiomas

Introdução

Aprender a língua alemã e o multilinguismo como competência chave para uma melhor compreensão do mundo estão firmemente ancorados na declaração de missão da Escola Alemã do Rio de Janeiro.
Além do alemão, os alunos aprendem inglês na Escola. Através de atividades opcionais podem estudar ainda mais línguas estrangeiras.

Alemão

Aulas de alemão

Por conta de sua história, a imersão na língua alemã é feita desde os anos iniciais e o contato com o alemão dá-se desde o desenvolvimento dos conceitos mais básicos de linguagem, avançando progressivamente em linha com a evolução cognitiva do aluno. As práticas curriculares são enriquecidas com a imersão na cultura e na língua alemã desde o Maternal II.

No Ensino Fundamental I do ramo alemão, a maioria das aulas é ministrada em alemão. Os alunos do ramo brasileiro têm aulas de "Alemão como língua estrangeira" (Deutsch als Fremdsprache - DaF) a partir da turma 1. A  partir da turma 6 no ramo brasileiro leciona-se outras matérias (música, artes e ciências naturais) em alemão. Estas matérias DFU (Deutsch im Fachunterricht) desempenham um papel muito importante na ampliação do vocabulário dos alunos na língua alemã.

O ensino de DaF e das outras disciplinas ministradas em língua alemã é realizado com base nas premissas metodológicas e didáticas da atualidade: as aulas são orientadas para a ação e promovem as habilidades comunicativas dos alunos. Neste ensino é aplicada uma grande variedade de métodos, onde os sistemas modernos de comunicação (computador, internet) são integrados, e os alunos são promovidos de forma individual e preparados de forma sistemática para todos os exames de alemão a serem aplicados.

O setor DaF tem uma coordenação própria que, em sintonia com a Direção Escolar, coordena e promove o ensino da língua alemã aos alunos.

Diplomas de proficiência em alemão

Em todos os níveis linguísticos são realizados exames de língua alemã, onde os alunos demonstram os seus conhecimentos de alemão. Estes exames são obrigatórios para todos os alunos.

Nas turmas 7 do ramo brasileiro as competências em língua alemã no nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas são avaliadas através da aplicação do Exame A2. Este exame, que é elaborado na Alemanha e é corrigido e avaliado pelos professores das turmas 7, se compõe das seguintes partes: compreensão auditiva, compreensão de leitura, comunicação escrita (produção de texto) e comunicação oral.

Em todas as turmas 9 do ramo alemão e brasileiro os alunos participam do Exame de Nível DSD A2/B1. Este exame, que também se compõe das partes compreensão auditiva, compreensão de leitura, comunicação escrita (produção de texto) e comunicação oral, é elaborado e avaliado na Alemanha. Através deste exame, que é dividido em dois níveis, é possível avaliar o desempenho de um aluno nas 04 partes da prova de forma diferenciada, ou seja, no nível A2 e no nível B1 respectivamente. O resultado respectivo nos dois níveis é indicado separadamente no diploma.

Através do Exame DSD nos níveis B2/C1 os alunos das turmas 12C e 11R recebem um Certificado de Alemão que lhes concede o direito de cursar a universidade na Alemanha. Para tal, bastam os resultados obtidos no nível B2, nas partes do exame compreensão auditiva, compreensão de leitura, comunicação escrita (produção de texto) e comunicação oral. Neste exame os resultados respectivos nos dois níveis também são indicados separadamente no diploma.
 
Atividades

Durante o ano letivo são realizados projetos específicos para cada turma, que são integrados às aulas e que promovem o desenvolvimento da criatividade. Nas turmas 6 C por exemplo existe um projeto de música, no qual os alunos escolhem músicas e bandas alemãs, pesquisando as respectivas informações. No final do projeto, eles apresentam as músicas ao público em um concurso de Fake Bands.
 
Além dos projetos, os alunos têm a possibilidade de participar em diversos concursos linguísticos. Todos os anos é realizada a Olimpíada de Alemão. Nesta olimpíada os alunos interessados podem utilizar os seus conhecimentos de língua alemã de forma criativa, redigindo textos sobre diversos temas interessantes. Nesta Olimpíada de Alemão participam alunos de todo o país, e os melhores trabalhos são premiados.
 
Há, também, o concurso de leitura em voz alta, organizado pelo Instituto Goethe e realizado todos os anos. Neste concurso de leitura em voz alta participam estudantes da língua alemã de diversas escolas do Rio de Janeiro.

Viagens à Alemanha

Nas turmas 8 e 10 existe a possibilidade de os alunos participarem de uma viagem para a Alemanha para praticar e aprimorar seu conhecimento da língua.

Inglês

O inglês é oferecido a partir da turma 3 no ramo alemão e da turma 4 no ramo brasileiro, quando o aluno, ainda sem avaliações formais, é apresentado à língua, através de atividades lúdicas e interativas.  A partir da turma 5, o aluno tem aulas de inglês cinco vezes na semana, sendo exposto às quatro habilidades fundamentais para a aprendizagem do inglês: desenvolvimento da linguagem oral, escrita, auditiva e a leitura.

A partir da turma 10, os alunos podem se inscrever nos cursos preparatórios e nos exames aplicados pela Universidade de Cambridge, que ocorrem na Escola como atividades opcionais: FCE (B2) e CAE (C1). A Escola prepara os alunos para esses exames e o auxilia a se inscrever nos mesmos.
O CAE é aceito pela maioria das universidades e faculdades, tanto na Grã-Bretanha como em outros países, como prova de que a pessoa alcançou um nível de inglês adequado para fazer um curso de nível superior.
A cada ano é verificado o sucesso dos nossos alunos nesses exames, o que se deve a um ensino consolidado, desde a turma 4 até a turma 12, onde os alunos são auxiliados a atingir um nível avançado no domínio da língua que o permita se comunicar efetivamente em diversos contextos, formais ou informais, acadêmicos, pessoais e profissionais. 
 

Outras Línguas

A partir do 5º ano, os alunos têm a oportunidade de aprender outro idioma. Em cooperação com o Instituto Cervantes, são oferecidas aulas de espanhol como atividade opcional. As aulas acontecem nas Escola.

Reconhecimentos e Afiliações