Professor da Escola lança livro para estrangeiros | Escola Alemã Corcovado - Deutsche Schule Rio de Janeiro

Notícia

Professor da Escola lança livro para estrangeiros

O professor de língua portuguesa da Escola Alemã Corcovado, Claudenir Gonçalves, publicou o livro “Brasileirinho - Português Para Crianças e Pré-Adolescentes”, da Editora EPU. A obra foi elaborada como material de apoio didático para estrangeiros e, além de auxiliar o ensino da língua, apresenta de forma divertida e artística a cultura do Brasil.
 
Claudenir contou que a ideia para esse trabalho teve início quando ele começou a dar aulas de português para crianças na Alemanha e identificou que os livros traziam um conteúdo mais voltado a adultos: “Eu percebi que tinha que trazer um material diferente para essas crianças, porque elas não tinham interesse em reservar hotel, comprar passagem. Criança tem interesse em outras coisas”.
 
O livro inclui áudios de músicas e falas, disponíveis online. Para esse projeto, Claudenir convidou a professora de música Bárbara Lau, também da Escola Alemã Corcovado. A princípio, a gravação contemplaria somente as canções presentes na obra, mas logo a ideia se expandiu: “Isso na verdade foi ensejo de um outro trabalho, que foi a gravação das histórias. Como o livro é para crianças, tem muitas histórias, muitas encenações. Nós fomos atores tentando interpretar e foi feita uma coisa muito diferente. Os livros geralmente apresentam um trabalho muito pasteurizado de gravação, foi muito mais artístico”, afirmou.
 
Dividido em oito módulos, o livro também traz um material suplementar para docentes, com dicas para que o trabalho dos professores seja feito de maneira mais lúdica, eficiente e interativa. Seu nivelamento atinge o nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. 
 
15% dos direitos autorais dessa obra serão doados à organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras.