Maratona Maker Intel | Escola Alemã Corcovado - Deutsche Schule Rio de Janeiro

Notícia

Maratona Maker Intel

A “Maratona Maker Intel” é um concurso promovido pela empresa de tecnologia Intel para propagar o movimento maker, que incentiva crianças e jovens a construírem soluções para problemas cotidianos a partir do lema “faça você mesmo”. Há quatro meses, um grupo de alunos das turmas 11 da Escola Alemã Corcovado participa do concurso, sob mentoria do professor Carlos Brener. Os alunos foram selecionados na primeira fase, junto a outras 49 ideias, por uma comissão composta por profissionais ligados à área de tecnologia e inovação. A partir da dificuldade de alguns colegas em enxergar a lousa na sala de aula devido à baixa visão (alteração da capacidade funcional visual), o grupo pensou em criar um equipamento que fotografa os registros na lousa e sincroniza com uma pasta na nuvem e iPads.

A Escola Alemã Corcovado é uma instituição que tem uma grande preocupação em incluir no ambiente escolar alunos com necessidades diferenciadas. Pode-se dizer, portanto, que o desenvolvimento deste projeto pelos próprios alunos voltado para a área de Inclusão mostra o engajamento deles cada vez maior nesta questão.

Para os 50 grupos selecionados, foram enviados “Maker Kits” com o intuito de auxiliar na construção do protótipo defendido pelos alunos. Também serão disponibilizadas mentorias virtuais e contato direto com professores para ajudar os jovens participantes a executarem e aprimorarem o próprio projeto.

 “Resolver problemas de forma criativa demanda paciência, dedicação e o mais importante: articulação entre os saberes "escolares" e a prática propriamente dita. Através de projetos é possível estimular os estudantes a serem produtores de tecnologias e não apenas usuários. Os alunos aprendem que o erro faz parte do processo de criação”, comentou o professor e mentor Carlos Brener.