Notícia

Ex-aluno lança livro sobre Radiodifusão

O ex-aluno da Escola Alemã Corcovado, Octavio Pieranti, lançou seu sexto livro este ano. A obra A radiodifusão pública resiste: a busca por independência no Brasil e no Leste Europeu foi fruto de uma pesquisa de pós-doutorado, mas foi pensada desde o início como um livro e não uma tese. “Tentei escrevê-lo não apenas para pesquisadores, mas para todos os leitores que se interessam por políticas públicas de comunicação, radiodifusão pública e o leste europeu. Ou seja, é uma tentativa de dialogar com um público bem mais amplo que o acadêmico”, contou.
 
Formado na Escola em 1999, Octavio cursou Jornalismo na UFRJ e teve passagens pela Ebape/FGV e Universidade de Brasília, onde concluiu o mestrado, o doutorado e, agora, o pós-doutorado. Seus últimos lançamentos estão disponíveis para download. “Acredito que esse é o modelo ideal para avançarmos em uma perspectiva de democratização do conhecimento, já que as obras podem alcançar um público potencialmente muito maior e o preço deixa de ser uma barreira para os leitores interessados. Com essa visão publiquei "O Estado e as Comunicações no Brasil" (2011, fruto de parte da tese de Doutorado), "Políticas Públicas para Radiodifusão no Governo Dilma" (2017, também pela FAC/UnB) e o livro que acabei de lançar”.
 
Octavio falou sobre o papel da Escola Alemã Corcovado em sua trajetória acadêmica e interesses em diferentes áreas de atuação: “A Escola me deu uma base muito boa para que eu pudesse atuar em qualquer área do conhecimento à qual eu quisesse me dedicar, inclusive transitando entre áreas diversas. A escolha da graduação, a meu ver, não precisa ser encarada como uma decisão imobilizadora para toda a vida, ainda mais no presente. Ela é uma decisão, entre tantas possíveis, de uma etapa profissional específica. É importante, nesse sentido, ter a base necessária para poder transitar entre áreas distintas e felizmente a escola me ajudou nesse processo”, disse.
 
Para baixar gratuitamente os livros de Octavio acesse: