Home  >  Diferenciais  >  Educação ambiental

Educação ambiental

Há 15 anos, a Escola Alemã Corcovado realiza diversas atividades pedagógicas na área ambiental, que são inseridas de maneira interdisciplinar no currículo escolar de seus alunos, desde o maternal. Os projetos têm como objetivo conscientizar os estudantes desde pequenos quanto às questões do meio ambiente, incentivando uma compreensão abrangente dos fatos naturais e humanos que ameaçam o planeta. Dessa forma, contribui para a criação de uma sociedade mais sustentável.

Há vários projetos ambientais que ocorrem em toda escola ou em turmas específicas, ao longo do ano letivo. Na horta escolar, por meio de técnicas de agricultura ecológica, os alunos cultivam diversas plantas, verduras e legumes, que são utilizados como remédios, enfeites ou com fins culinários. Há ainda um “minhocário”, onde é produzido adubo natural. No Projeto Água foi construído um sistema de captação da chuva, para ser usada na irrigação da horta escolar, evitando assim o desperdício.

Já o Projeto Lixo abrange a coleta seletiva de papel, recuperando parte do lixo produzido na Escola. Inspirando-se na pedagogia dos “3 Rs” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), parte do material tem servido à confecção de blocos e cadernos ecológicos usados pelos próprios alunos. Já o papel que não pode ser reutilizado é encaminhado para reciclagem artesanal na própria Escola.  

Aproveitando a natureza do Rio de Janeiro, a Escola Alemã Corcovado também realiza muitas práticas de educação ambiental ao ar livre e excursões científicas. Alunos percorrem as alamedas da instituição para conhecer e identificar diversos tipos de árvores, além das visitas a parques e reservas ambientais. 
 
Youngreen

A Escola Alemã Corcovado possui um grupo de estudantes do Ensino Médio, chamado de Youngreen, que realiza diversos projetos voltados à conscientização ambiental. Os jovens se encontram semanalmente e discutem vários temas e pautas, como coleta seletiva e a proibição do uso de canudos plásticos.
No projeto Lixo e Vida, os alunos do Youngreen transformam copos plásticos em pequenos vasos, usados na produção de uma horta de temperos. A ideia é estimular a consciência crítica sobre o uso de plásticos, criando opções fáceis, criativas e sustentáveis de reaproveitamento do material, como o próprio cultivo de uma horta doméstica. 



Notícias Relacionadas

Reconhecimentos e Afiliações