Notícia

Programa Miniempresa

Este mês começou o Junior Achievement, ou Programa Miniempresa, para os alunos das turmas 11 da Escola Alemã Corcovado. Este projeto é organizado por uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. O objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens a partir das experiências em diversas áreas, como economia, administração, marketing, finanças e linha de produção.  Os participantes vivenciam a atividade empresarial através do método aprender-fazendo.

Os alunos pensam e propõem diretrizes de uma nova empresa, amparados pelos chamados adviser’s, funcionários das mais diversas áreas de organizações parceiras do projeto. Eles são responsáveis por orientar os estudantes, junto com um professor da Escola Alemã Corcovado.

A empresa criada é estruturada através de um presidente e quatro diretores: finanças, recursos humanos, marketing e produção. Ao final do programa, os participantes criam um produto e vendem dentro e fora da escola.

A participação dos alunos ocorre de forma voluntária: eles se inscrevem junto à coordenação do Ensino Médio e passam a fazer parte do projeto. Este ano, o número de inscritos permitiu que a Escola abrisse duas miniempresas. Uma funcionará com a orientação do professor Carlos Alberto Linhares às segundas-feiras e a outra funcionará às terças-feiras sob a orientação do professor Marcelo Rios.  

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

Maria Cecília Cabral

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen