Estágio Social

No 9º ano é previsto que os alunos da EAC façam seu ESTÁGIO SOCIAL. Esse estágio faz parte da proposta curricular de formação humanística geral da Escola Alemã Corcovado e está definido em nosso Perfil Escolar: “3. Responsabilidade: Nossa Escola propõe responsabilidade social como objetivo educativo e parâmetro para a vida comunitária, acompanhando os alunos de forma individualizada neste processo”.

Através do Estágio Social os alunos têm oportunidade de ampliar seus horizontes, conhecer um pouco melhor a realidade e a diversidade social de nossa cidade e vivenciar que doar algo de si – sua presença e tempo – é recompensador e necessário. Ações sociais também são cada vez mais valorizadas e exigidas pelo mercado de trabalho atual. Além disso, ajudam a desenvolver positivamente a personalidade do aluno: “10. Competências e Habilidades: Nossa Escola fomenta e desenvolve, através de ampla oferta, a aprendizagem independente, a capacidade de fazer, a criatividade e as competências e habilidades sociais, levando seus alunos a uma conclusão de alta qualidade orientada para as exigências contemporâneas”.
 
O Estágio Social tem carga horária de 40 horas e é realizado ao longo do ano letivo. Os alunos escolhem uma instituição, visitando-a uma vez por semana no período da tarde por uma média de 3 horas (fora do horário escolar) para desenvolver uma atividade de acordo com a proposta da mesma.
 
As instituições parceiras não têm fins lucrativos, e podem ser creches comunitárias, instituições que oferecem reforço de ensino, instituições de psicopedagogia e outras. Os trabalhos que nossos alunos desenvolvem nessas instituições abrangem reforço escolar, recreação de crianças, alfabetização de adultos, arteterapia para a 3ª idade e outras tarefas.
É a primeira vez que nossos alunos fazem uma atividade para a escola fora de seu espaço físico, ou seja, precisam se organizar para irem ao estágio por conta própria. Isso está em sintonia com nosso Perfil Escolar: “7. Autonomia: Nossa Escola valoriza a autonomia de educandos e educadores como requisito para seu desenvolvimento pessoal”.  
 
Temos parceria já de longa data com algumas instituições e outras novas que se juntam a nós. Essas são as instituições que trabalham conosco atualmente:
 
  1. Casa São Bonifácio
  2. Refazer
  3. Creche Santa Clara
  4. Criança Esperança
  5. CELPI – Costura e Lactário Pró-Infância
  6. Fundação Casa Santa Ignez
  7. Instituto Nossa Senhora de Lourdes
 
Ao final do estágio os alunos redigem um relatório com reflexão e, então, recebem seu certificado de conclusão que fará parte do currículo e do portfolio individual de cada um.
 
Coordenadoras do Estágio Social
Marcilia Neves mneves@eacorcovado.com.br
Vanessa Klevenhusen vklevenhusen@eacorcovado.com.br

 

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

Clarice Dahis

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen