Apresentação

Ramo C

Fim do último ciclo e o último ano escolar. Ano de vestibular e de ENEM, ou seja, intensa carga de aulas semanais, grande quantidade de trabalho domiciliar, escolha profissional e despedidas. O aluno é submetido a muitas pressões e cobranças, uma verdadeira maratona intelectual, física e emocional. Sendo assim toda atenção é necessária. A presença da família junto ao aluno é um suporte imprescindível, e assim sendo, orientamos as famílias a auxiliar na organização do tempo, acompanhar o número de horas de sono, o uso do computador, as atividades de lazer e a alimentação do estudante.
 
Atividades relacionadas à preparação para o vestibular:
 
  • Quatro simulados. As notas obtidas nesses simulados são levadas em consideração no cálculo da média final do aluno.
  • Projeto Vestibular;
  • Projeto Enem;
  • Aula Show;
 
Outras atividades extraclasse:
 
  • Semana de Informação profissional;
  • Orientação profissional;
 

Ramo R

Com a 12ª série dá-se continuidade à Fase de Qualificação, e início aos trabalhos preparatórios para o Exame de Abitur. Aqui os alunos deverão fazer uma revisão de todo o conteúdo trabalhado nas disciplinas alemão, matemática e português, assim como de uma quarta matéria a ser escolhida do seguinte conjunto de matérias: biologia, química e inglês.

Pode parecer demasiado cedo, mas considerando que no início da 12ª série haverá aulas em 3 tardes da semana, e nas tardes restantes haverá uma grande quantidade de deveres de casa para resolver, assim como muito conteúdo para estudar para provas, percebe-se, então, que o tempo vai ficando cada vez mais escasso.

Além disso, também serão realizados às noites os Módulos Preparatórios para os exames ENEM e Vestibular, como também as aulas adicionais ministradas aos sábados, como forma de preparar os alunos interessados para as provas do ENEM (ambos são opcionais). Adicionalmente acontecerão outras simulações de provas.
 
Não há de negá-lo: a 12ª série demanda de todos os alunos um altíssimo grau de disciplina, de perseverância e uma excelente gestão do tempo.
Mas isto tudo vale a pena. Com o Abitur e a Conclusão abrem-se todos os caminhos, já que os alunos poderão ingressar em diversas universidades no Brasil, na Alemanha, em qualquer outro país da Europa, assim como nos EUA.
 
Quem em vista de tais fatos agora achar que de maneira alguma dará conta deste enorme volume de trabalho, que fique sossegado: em todos os 4 últimos exames do Abitur todos os alunos conseguiram ser aprovados – e isto muitas vezes com uma média excelente! Mas há de se enfatizar novamente, que isto requer um empenho total e um elevado grau de responsabilidade pessoal. Afinal, através do Boletim do Abitur o aluno não comprova, somente, os seus elevados conhecimentos técnicos, como também uma grande variedade de capacidades pessoais.
 
Por um lado, o ensino da 12ª série é comparável com o do ano anterior – afinal as notas obtidas durante este ano letivo, igual às notas obtidas na 11ª série, também serão consideradas para a avaliação final nas provas do Abitur.
 
Por outro lado, as aulas deverão preparar os alunos para as respectivas conclusões: por essa razão, a partir de junho, os alunos serão extensivamente preparados em todas as disciplinas para as provas do Abitur. As datas das provas são selecionadas de tal forma, que as férias de julho ainda poderão ser utilizadas para aprofundar os conteúdos do último semestre, e que durante as aulas das semanas restantes ainda poderão ser esclarecidas as dúvidas ou resolvidos os problemas permanecentes. As provas do Abitur serão realizadas no final de agosto.
 
Para que os alunos possam ser preparados mais intensamente para as provas de admissão nas universidades brasileiras, ou seja, para a Conclusão, a proporção das matérias ministradas em alemão será reduzida para dar prioridade às matérias ministradas em português, e as aulas integradas serão inteiramente suspensas.
 
Após os exames escritos do Abitur, dar-se-á continuidade ao ensino regular, no qual os alunos também terão de participar em provas normais, visto que as notas obtidas no segundo semestre (boletim 12.2) também contarão na avaliação da nota final do Abitur, exatamente como o tinha sido o caso nos três semestres anteriores.
 
Após os exames orais do Abitur, que acontecerão no início de novembro, e a entrega oficial dos boletins do Abitur, o ensino no ramo alemão da EAC ainda não chegou ao seu fim. No mês de dezembro o ramo brasileiro da escola oferece vários outros eventos para a preparação dos alunos para o Vestibular, dos quais, dependendo do curso universitário almejado, os alunos deveriam participar.
 
Caso os alunos se interessarem por um curso universitário na Alemanha ou em outro país, aconselha-se entrar em contato com o Sr. Hartmann-Kretschmer (Coordenador da Orientação Profissional e de Estudos Universitários) o mais cedo possível, já que ele dispõe de vastas experiências nesta área, podendo fornecer aos alunos uma valiosa assistência. Mesmo no caso de a conclusão do Ensino Médio já houver acontecido há muito tempo atrás, ele se coloca à disposição para ajudar (afinal o Abitur tem validade para a o resto da vida!).
 
Em geral, todos os professores teriam o maior prazer em rever os seus ex-alunos, e saber como eles têm estado e o que têm feito após a obtenção das conclusões.

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

Clarice Dahis

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen