Apresentação

Ramo C

Nessa série começa o último ciclo (11º e 12º ano) e os principais objetivos a serem alcançados são:

 
  • comprometimento e responsabilidade: o aluno deve ser autor do seu processo na construção do conhecimento;
  • a conclusão escolar;
  • entrada nas universidades, via vestibular ou ENEM.
Com maior ênfase os professores trabalham temas e conteúdos exigidos nessas provas e nas avaliações enfrentadas pelos alunos aparecem com frequência questões de vestibulares anteriores.
 
A partir das turmas 11, a Avaliação Global é substituída pelos simulados. São realizados dois simulados, um em cada semestre, no modelo ENEM.
 
Principais atividades extraclasse:
 
  • Semana de Informação Profissional;
  • Junior Achievement;
 

Ramo R

Com o início da 11ª série, começa a própria Fase de Qualificação do Ensino Médio, que também inclui a 12ª série.
 

A Fase de Qualificação apresenta duas características peculiares:
 
Em primeiro lugar, o Exame do Abitur será realizado com base no conteúdo completo trabalhado nas turmas 11 e 12. Isto significa que as provas escritas e orais do Abitur poderão conter questões do conteúdo completo dos últimos três anos. Para que possam efetuar uma revisão suficiente deste conteúdo, os alunos terão de guardar todo o material de estudos do Ensino Médio.
 
Em segundo lugar, os resultados obtidos nos quatro boletins (11.1, 11.2, 12.1 e 12.2) serão considerados na nota final do Abitur, com base na percentagem de 50%!
 
Para tal, as notas contidas nos boletins serão transformadas em pontos: A nota 1+ equivale a 15 pontos, a nota 1 equivale a 14 pontos, a nota 1- equivale a 13 pontos, e assim em diante até a nota 6, na qual não há uma diferenciação entre + e -, e que equivalerá a 0 pontos.
 
Isto significa que, quem conseguir bons resultados nas turmas 11 e 12, poderá contar com um melhor resultado final.
 
Na 11ª série haverá um aumento do volume das aulas, sendo que também haverá aulas em duas tardes da semana. Isto fará com que os alunos tenham de gerenciar o seu tempo de forma mais eficaz, para que tenham suficiente tempo disponível para fazerem os deveres de casa, estudarem para as provas, e terem tempo para descansar.
 
As disciplinas física e geografia não terão influência na nota do Abitur, mas são igualmente importantes para a obtenção da Conclusão, a qual, por sua vez, representa uma das condições para o reconhecimento do Abitur!
 
Condição para o acesso imediato a uma universidade na Alemanha é um diploma que prove que o aluno tem conhecimentos suficientes em língua alemã. Este obstáculo poderá ser vencido através da aprovação no Exame DSD II, que será realizada na turma 11 (no 2º semestre). Com este diploma em mãos, os alunos já não precisarão fazer um curso adicional em língua alemã.
 
Visto que uma grande maioria dos alunos pretende cursar a universidade no Brasil, os alunos participarão em simulados do ENEM ou do Vestibular respectivamente.
 
Após as férias de julho, as turmas 11 participarão de uma viagem de estudos para o Vale do Paraíba (RJ) com a duração de três dias.
Além disso, eles obterão a possibilidade de participar no Projeto Junior Achievement. Trata-se de um projeto de simulação, onde os alunos simulam todos os processos inerentes a uma empresa. Eles desenvolvem algum produto e acompanham todos os processos típicos, aos quais o produto terá de ser submetido: da fabricação até o marketing. Os alunos geralmente gostam muito deste projeto, mesmo que ele demande que eles invistam muito tempo.

 

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

Clarice Dahis

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen