Apresentação

Ramo C


É a primeira série do ensino médio, a última fase da vida escolar do aluno. Nessa série se inicia a preparação mais específica para o vestibular e para o ENEM. Normalmente nossos alunos sentem dificuldades de adaptação, pois surgem fatores novos como aulas à tarde e disciplinas que não existiam no ensino fundamental (Física, Química, Filosofia e Sociologia).
 
A partir dessa série esperamos dos alunos maior comprometimento e responsabilidade – que ele seja autor do seu processo na construção do conhecimento. Incentivamos também que ele tome decisões e que seja capaz de estabelecer prioridades.
 
Principais atividades extraclasse:
 
  • Estágio profissional;
  • Semana de informação profissional;
 
 

Ramo R


 
A 10ª série representa a Fase Introdutória do Ensino Médio (Sekundarstufe II). Após este ano inicia a própria Fase de Qualificação (turmas 11 e 12), que termina com a prestação do Exame de Abitur.
 
Durante a Fase Introdutória os alunos das turmas 10 serão preparados para adotarem métodos de trabalho e de estudos autônomos, imprescindíveis no Ensino Superior. Eles aprenderão a adotar todas as técnicas de estudos e de trabalho necessárias para poderem ser aprovados na Fase de Qualificação, ou seja, no Exame do Abitur.
 
Portanto, o primeiro ano letivo do Ensino Médio começa com um workshop, no qual são transmitidos aos alunos todos os métodos fundamentais de estudos e de trabalho, como também as dicas sobre como deveriam instalar o seu local de trabalho em casa, ou como deveriam gerenciar, de forma efetiva, o seu tempo.
 
A gestão do tempo é um fator imprescindível, visto que, com o início do Ensino Médio, o tempo se torna um dos recursos mais escassos. Em um dia da semana, no mínimo, também haverá aulas à tarde, e o aumento da duração das provas (e com isso o aumento da quantidade de conteúdos a serem estudados) fazem com que os alunos tenham que aprender a usar o seu tempo de forma mais eficaz.
 
Outra particularidade é o ensino integrativo/cooperativo realizado nas disciplinas Biologie/biologia, Chemie/química, Geschichte/história e Mathematik/matemática.
 
Um professor alemão e um professor brasileiro trabalham em estreita cooperação: uma parte das aulas será ministrada por um dos professores, e a outra parte pelo outro. Às vezes ministrarão as aulas em conjunto. O objetivo e a finalidade desse ensino integrativo são, por um lado, preparar os alunos para ambas as conclusões alemã e brasileira ao mesmo tempo e, por outro lado, fazer com que as aulas sejam melhor alinhadas uma à outra. O nosso objetivo principal é utilizar efeitos de sinergia, e procurar evitar inúteis repetições de conteúdos. Caso estas últimas não possam ser evitadas devido ao plano de ensino, ao menos os alunos poderão aproveitar para aprofundar um determinado conteúdo que, ao ser lecionado pela primeira vez, eventualmente não pôde ser integralmente compreendido.
 
É importante saber que os conteúdos trabalhados durante a 10ª série, poderão cair nos exames do Abitur da 12ª série. Por essa razão, é de fundamental importância que os alunos guardem o material completo do Ensino Médio, para que possam consultá-lo no momento da preparação para o Abitur.
 
Ainda gostaríamos de salientar, que no final da 10ª série será realizado um Estágio Profissional em combinação com Visitas a Universidades, para que os alunos obtenham uma melhor visão da carreira profissional a ser seguida. O Estágio poderá ser realizado no Brasil ou na Alemanha. Ele deve ajudar os alunos no processo de escolha de sua profissão, além de transmitir-lhes o gosto pelo futuro.

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

---

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen