Notícia

Abitur 2017

Nesta última quinta-feira, 26 de outubro, realizou-se na Escola Alemã Corcovado a entrega dos certificados do Abitur, a conclusão do Ensino Médio alemão. Trinta e nove alunos foram aprovados com êxito esse ano. A média geral do Abitur de 2017 foi de 2,5. Dez alunos alcançaram inclusive notas com média 1. Além disso, muitos alunos se destacaram por seu engajamento social.

O resultado foi comemorado devidamente com pais, professores e amigos no Centro Cultural Corcovado, que ficou lotado. O cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Klaus Zillikens, o presidente da Associação Escolar e Beneficente Corcovado, Berthold Kriegshäuser, a diretora alemã Anke Junge-Ehmke, além dos professores de classe Markus Häder e Jens Middelhauve, fizeram os discursos.

Os concluintes do Abitur também fizeram discursos, agradecendo aos professores e aos pais. A apresentação de fotos e vídeos dos alunos mostrou que, apesar dos últimos meses cansativos, boas lembranças do tempo de escola ficarão na memória de todos.

“Com o Abitur vocês obtiveram a conclusão do mais elevado nível na Alemanha“, disse a diretora alemã no seu discurso. “Há muitas pessoas que não puderam alcançar o que vocês alcançaram, porque não tiveram as mesmas condições e oportunidades. Vocês contaram com familiares que os apoiaram, e puderam estudar numa escola que soube promover individualmente os seus talentos e capacidades. (...)Orgulhem-se de haverem tirado o máximo proveito dessas perfeitas condições, mas não se deixem levar pela presunção e a jactância. Ao conscientizarem-se de sua sorte, desenvolvam sentimentos como a solidariedade, humanidade e tolerância! A nossa sociedade precisa de pessoas como vocês, pessoas capazes de pensar, perguntar, analisar, manifestar-se nos momentos oportunos e contribuir, enfim, pessoas que, ao haverem se submetido aos exames do Abitur e sido aprovados, já demonstraram dispor de um determinado grau de maturidade”.

Entrevista com Frank Beckmann, responsável da KMK (entidade principal para a organização do sistema escolar na Alemanha), que acompanhou as provas orais do Abitur.

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

Clarice Dahis

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen