Abitur

Condições do Abitur
 

1.) O Abitur baseia-se nas seguintes 08 disciplinas: D, E, P, M, Bi, Ch, Ge, Ku/Mu
 
2.) Das notas dos 04 semestres da Fase de Qualificação calcula-se uma nota média (“nota preliminar”). Esta nota é, ao mesmo tempo, a nota que aparecerá no boletim do Abitur, caso a matéria não preveja outra prova escrita ou oral. (As notas preliminares equivalem a 50% da nota média do Abitur!)
 
3.) Os alunos terão de participar em uma prova nas disciplinas D, M, P e facultativamente nas disciplinas E ou Bi ou Ch.
 
4.) As 04 matérias escritas também poderão ser escolhidas como matéria da prova oral. Para esta prova oral, o aluno terá de nomear uma matéria adicional. Para todos os alunos, a disciplina história também poderá ser uma matéria para a prova, enquanto as matérias Ku/Mu não representam matérias possíveis para o Abitur. O coordenador das provas determinará a matéria da prova oral.
 
5.) As notas das provas escritas, da prova oral e a nota preliminar constituirão a nova nota média, sendo que as notas das provas escritas terão mais peso.
 
6.) Se em uma determinada matéria forem realizadas uma prova escrita e uma prova oral, calcula-se primeiramente a nota média com base nestas duas notas, sendo que a nota da prova escrita terá mais peso no resultado final. Depois calcula-se outra nota média com base no resultado da prova e na nota preliminar, sendo que a nota da prova terá mais peso. No entanto, não é permitido arredondar para cima ou para baixo mais de duas vezes no total.
 
7.) Nas 08 matérias de qualificação (no caso de cálculos simples) os alunos terão de alcançar no mínimo 40 pontos (8 X 5), e deste total no mínimo 20 pontos nas 04 matérias de provas escritas.
 
8.) Em nenhuma matéria é permitido o resultado final de 0 pontos, e em no máximo 02 matérias, dentre as quais somente poderá constar uma matéria de prova escrita, o resultado final poderá equivaler a 1 – 3 pontos. Neste caso, no entanto, o resultado final nas outras matérias deverá equivaler a no mínimo 5 pontos.
 
9.) Os desempenhos nas matérias escritas serão duplamente avaliados.

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

---

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen