Apresentação

Conhecendo as Turmas de 9 a 12

Ramo C


Atenta às necessidades de nossos alunos, a Coordenação do Ensino Médio tem buscado explorar novos caminhos. Considerando às exigências do mercado profissional colocamos em prática o Estágio Profissional no Brasil ou na Alemanha (turmas 10), participamos do Projeto Junior Achievement (turmas 11) e intensificamos os Intercâmbios.
 
Sem deixarmos de lado nosso objetivo principal - o ensino da língua e da cultura alemã, oferecemos para os alunos das turmas 12, interessados em uma preparação ainda mais sólida para os exames de acesso às universidades públicas e particulares, um conjunto de atividades extras que visam rever e aprofundar conteúdos das séries anteriores.
 
Ressaltamos a importância da família em toda essa caminhada e nos colocamos a disposição para atendimentos sempre que necessário. Contem conosco!
 

Ramo R

Desde o encurtamento do período escolar, o Ensino Médio (Sekundarstufe II) da EAC se compõe – assim como é o caso em todas as escolas alemãs – das séries 10, 11 e 12.

Como também é o caso em todas as outas escolas alemãs no exterior, as aulas no Ensino Médio são exclusivamente ministradas para as turmas completas, ou seja, com a exceção de artes/música, os alunos não poderão escolher disciplinas. Isto se difere do ensino na Alemanha, e se deve ao fato de a quantidade de alunos no Ensino Médio geralmente ser muito pequena. Caso os alunos pudessem escolher as disciplinas, as turmas ficariam menores ainda.
 
Na EAC os alunos recebem aulas não somente em língua alemã, como também em língua portuguesa. Trata-se principalmente das disciplinas física e geografia, mas parcialmente também das disciplinas biologia, química, história e matemática. As razões por trás disso são, por um lado, o fato de uma das condições para o reconhecimento da Conclusão Alemã – o Abitur – ser a obtenção da Conclusão do respectivo país; e, por outro lado, o fato de os alunos necessitarem uma devida preparação para poderem cursar a universidade não somente na Alemanha, como também no Brasil. Por essa razão, a participação dos alunos nos simulados dos exames de acesso às universidades, o ENEM e o Vestibular respectivamente, é parte integrante do período escolar do Ensino Médio. Além disso, a escola oferece aulas específicas, que preparam os alunos das séries 11 e 12 para a prestação destes exames.

Enquanto a 10ª série representa uma Fase Introdutória que prepara os alunos para a Fase de Qualificação (turmas 11 e 12), esta última representa uma unidade; os rendimentos obtidos durante esta fase já contribuem em 50% para a nota final no Abitur.
 
Informações detalhadas com respeito às diversas séries e sobre o Exame do Abitur podem ser obtidas no site da escola.
 
Nesta ocasião, no entanto, devemos enfatizar que o Ensino Médio apresenta uma característica especial: Ao contrário das provas ou avaliações, que geralmente contêm questões sobre o conteúdo das semanas anteriores, as provas preparatórias para o Abitur contêm os conteúdos completos de ambas as séries 11 e 12. Eventualmente, também poderão conter conteúdos básicos da 10ª série. Por essa razão, é de fundamental importância que os alunos guardem o material completo do Ensino Médio, para que possam consultá-lo no momento da preparação para o Abitur.

A Orientadora Vanessa Klevenhusen e o Coordenador do Ensino Médio Markus Häder estarão à disposição para apoiar os alunos sempre quando eles o precisarem. Mas os próprios professores das disciplinas também estarão sempre à disposição para ajudar ou orientar os alunos.
 
Sempre quando os alunos tiverem alguma dúvida ou preocupação – qualquer que seja – eles deverão entrar em contato com uma dessas pessoas o mais rápido possível, porque ajudas prestadas a tempo sempre são ajudas mais eficientes. Afinal todos os alunos que ingressarem no Ensino Médio, deverão conseguir os objetivos, ou seja, o diploma do Abitur e da Conclusão, para que possam cursar a universidade não somente no Brasil, como também em algum dos países europeus ou nos EUA.

Caso os alunos se interessarem por um curso universitário fora do Brasil, eles deverão imediatamente contatar o Professor Herr Hartmann-Kretschmer que, devido aos seus vastos conhecimentos na área da orientação profissional e de estudos universitários, poderá fornecer todo o apoio e toda a orientação necessária.

A Sra. Vanessa Klevenhusen e os Srs. Hartmann-Kretschmer e Häder poderão ser encontrados no escritório da Coordenação do Ensino Médio (sala A 302).

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

Maria Cecília Cabral

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen