Turma de cordas na Escola Alemã Corcovado

Por que tocar música em conjunto? Sob a ótica do desenvolvimento da qualidade do ensino de música, tocar música em conjunto é uma atividade de fundamental importância para uma turma. Uma diversificada prática musical amplia a percepção estética e mental das crianças. Além disso, ela estimula a reflexão sobre fenômenos musicais e o campo de pensamento. Tocar música em conjunto também significa fortalecer as competências sociais, além de ser uma atividade divertida e agradável.

Por essa razão, existe na Escola Alemã Corcovado, desde o ano de 2015, o projeto Instrumentos de corda. No âmbito desse projeto, os alunos das turmas 3 e 4 do Ramo R aprendem a tocar um instrumento de corda. Todos os alunos de uma turma tocam esses instrumentos em conjunto.  Eles podem escolher entre violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Esses instrumentos são disponibilizados aos alunos pela escola, pelo período de dois anos. O ensino de música nas turmas 3 e 4 consiste de três aulas, em vez de apenas duas como habitualmente, para que as crianças tenham tempo o suficiente para tocar e adquirir os conhecimentos teóricos.

As nossas turmas de instrumentos de corda são coordenadas pela violinista Karolin Broosch, com o apoio das professoras de música Carolin Fressle (na turma 4) e Karoline Kreuzer (na turma 3). Duas vezes ao ano, as crianças participam de apresentações musicais perante o público da Comunidade Escolar: em ocasião da Festa Escolar em julho e do Dia da Comunidade Escolar no final do ano.

Seguem algumas imagens e gravações das apresentações dos últimos dois anos:

 

Coordenadores

Turmas 1 a 4 C

Paula Pereira

Turmas de 1 a 4 R

Brita Bank-Diemar

Orientadoras

Turmas de 1 a 4 C

Renata Cecchetti

Turmas de 1 a 4 R

Daniela Rodenbach