Proposta Pedagógica

Nossa Escola baseia-se em um Curriculo por Competências, isto é, trabalhamos com os alunos não apenas os conteúdos das disciplinas. Nossos planejamentos contemplam os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a aprender. Buscamos a formação de cidadãos plenos que constróem, através da valorização das relações sociais (humanística) e de sua capacidade de dialogar (linguística), seus conhecimentos nas diversas áreas do saber.
As notas dos alunos, ao longo dos dois semestres letivos, são compostas por desempenhos alcançados nas avaliações bimestrais e pela Nota Complementar (definida por cada Área) que contempla as competências pessoais e sociais dos alunos em relação às disciplinas e a construção da autonomia.
A EAC dispõe de um amplo material pedagógico complementar que é introduzido nas aulas e nos projetos desenvolvidos pela equipe de professores. As bibliotecas também são muito valorizadas em nosso dia a dia. Alunos e professores utilizam esses espaços com frequencia.
 
  • Material escolar: o material escolar do Fundamental I é normalmente guardado nas estantes das salas de aula. Livros, pastas e cadernos, devidamente encapados e identificados, são enviados para casa quando houver deveres de casa ou estudo definido pelas professoras. Os alunos, entretanto, têm total liberdade para levar seu material para casa sempre e quando necessitarem. Solicitamos às famílias que orientem seus filhos nessa organização para evitar falta de material nas aulas e excesso de peso das mochilas. Lembramos ainda que objetos como brinquedos e joguinhos fazem volume nas mochilas e tiram a atenção dos alunos durante o dia. Evitem enviá-los, salvo solicitação da professora.
     
  • Diário de Bordo: o Fundamental I utilliza um Diário de Bordo personalizado para o acompanhamento diário dos alunos e a comunicação entre a Escola e as Famílias. Nesse instrumento, são registrados os deveres de casa, os dias de avaliações, registros dos professores quanto à atitude, participação e material dos alunos, encaminhamentos à enfermaria da Escola, entre outros. É imprescindível que os alunos tragam o Diário de Bordo diariamente para as aulas. A não apresentação desse material deverá ser registrada no livro da turma. Cabe ao aluno informar à professora se há comunicação por parte da Família e encaminhá-lo à professora e vice - versa.
     
  • Bullying: a EAC se dedica e incentiva a construção de uma cultura de paz em nossa comunidade escolar.  Da sala de aula aos demais espaços de nossa Escola, trabalhamos para desenvolver em nossos alunos uma competência social fortalecida no diálogo, na conscientização e na argumentação. No Fundamental I, orientamos nossos alunos a buscarem o diálogo para resolver possíveis conflitos, baseado na mediação (Mediação de Conflitos) entre as partes envolvidas, por intermédio da Orientação Educacional.
     
  • Ferramentas de multimídia - A EAC possui computadores e projetores em todas as salas de aula. Esses equipamentos estão conectados à internet e são utilizados pelas professoras no dia a dia para enriquecer as aulas. Os alunos também são ativos nessas atividades e nos laboratórios de informática, onde aprendem a utilizar o computador e suas ferramentas na construção de textos, tabelas, gráficos e histórias em quadrinhos, para fazerem ilustrações, pesquisas e apresentações.

Coordenadores

Turmas 1 a 4 C

Paula Pereira

Turmas de 1 a 4 R

Brita Bank-Diemar

Orientadoras

Turmas de 1 a 4 C

Renata Cecchetti

Turmas de 1 a 4 R

Daniela Rodenbach