Notícia

Exposição “arte cinética” das turmas 4C

As turmas 4C elaboraram um projeto sobre “arte cinética” no final de 2016, sob orientação da professora Katia Sanches. E agora, as obras de artes estão sendo expostas no 2° andar do prédio principal da Escola Alemã Corcovado.

Porém, o que é “arte cinética”? Essa corrente das artes plásticas explora os efeitos visuais por meio de movimentos físicos, ilusão de óptica ou truques de posicionamento. Partindo deste ponto, os alunos foram estimulados a observar imagens e vídeos que pudessem ajudá-los a investigar o que caracteriza essa corrente artística e o que ela provoca no espectador.

A primeira produção individual foi desenvolver um projeto para construir um objeto que contemplasse alguma das características observadas e discutidas em sala. No momento da execução, os alunos se depararam com dificuldades próprias do momento de criação, como a escolha de materiais, equilíbrio da peça e a complexidade desta atividade. Sendo assim, nem sempre a obra de arte final corresponde ao projeto idealizado no início, entretanto, como faz parte do processo, as adaptações foram positivas e os direcionaram para novos caminhos e soluções.

A professora Katia Sanches mostrou para seus alunos trabalhos dos artistas Abraham Palatnik, Victor Vasarely, Alexander Calder e Raul Mourão como possíveis referências para o projeto. Confira nas fotos a exposição das turmas 4C!

Coordenadores

Turmas 1 a 4 C

Paula Pereira

Turmas de 1 a 4 R

Brita Bank-Diemar

Orientadoras

Turmas de 1 a 4 C

Renata Cecchetti

Turmas de 1 a 4 R

Daniela Rodenbach