Notícia

Brasil e suas Florestas

As turmas 3 tiveram o prazer de ler o livro "Ludi na Floresta da Tijuca" da autora Luciana Sandroni. O livro conta a história de uma família que vai conhecer a Floresta da Tijuca e seus encantos históricos e ambientais na companhia de Margarida e Herculano. Ao longo da narrativa muitos locais do parque são apresentados, tais como: Lago das Fadas, Museu do Açude, Capela Mayrink, Cascatinha Taunay, Gruta dos Morcegos, Ponte Pênsil, Restaurante dos Esquilos entre outros.
 
Além de trabalhar a interpretação de texto, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais a história do Brasil e do Rio de Janeiro através das experiências da “Ludi”. Aliando competências multidisciplinares nas áreas de Estudos Sociais, Ciências e Português, eles puderam trabalhar os temas florestas, sustentabilidade e reflorestamento.
 
Na busca de aproximar a história da Ludi com os fatos históricos da nossa cidade, as turmas realizaram uma saída pedagógica ao Parque Nacional da Tijuca, que localiza-se no coração do Rio de Janeiro e é um dos parques mais visitados do Brasil.
 
Eles percorreram alguns locais mencionados, tais como: Cascatinha Taunay, Capela Mayrink, Lago das Fadas, Gruta dos Morcegos e Ponte Pênsil, além de construções históricas como os restaurantes “A Floresta” e “Esquilos”, que foram sedes de chácaras do Barão do Bom Retiro e D’Escragnolle respectivamente.
 
Como fechamento do projeto, a EAC recebeu a visita da autora Luciana Sandroni para uma tarde de autógrafos. As crianças curtiram muito participar esses momentos.
 

Coordenadores

Turmas 1 a 4 C

Paula Pereira

Turmas de 1 a 4 R

Brita Bank-Diemar

Orientadoras

Turmas de 1 a 4 C

Renata Cecchetti

Turmas de 1 a 4 R

Daniela Rodenbach