Olimpíadas de Matemática

A Escola Alemã corcovado promove a paticipação dos seus alunos nas Olimpíadas de Matemática com o objetivo de estimular a educação STEM. Essas atividades complementam o trabalho da equipe de Matemática da Escola, visando também a participação nas mais modernas e motivadoras ações para o aprendizado dessa disciplina. É importante lembrar que o aluno não precisa ser necessariamente bom com os números para participar: o interesse é atrair o maior número de alunos possível
 
Segundo o coordenador de Matemática da Escola Alemã Corcovado, Carlos Brener, são realizadas 6 Olimpíadas de Matemática durante o ano: a Olimpíada Internacional Canguru de Matemática, a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (MSF), a Olimpíada de Matemática do Estado Rio de Janeiro (OMERJ) e as três fases da Olimpíada Brasileira de Matemática. Em 2016, a Escola participará pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Física. 
Em relação às Olimpíadas Canguru de Matemática e a MSF, desde o ano passado os alunos puderam escolher se realizariam a prova em alemão ou em português. Alguns estudantes queriam fazer a prova como se estivessem em uma escola na Alemanha, portanto, esses resultados foram enviados para lá, seguindo os critérios do país.
 
É notório que os estudantes da Escola Alemã Corcovado têm se interessado com mais frequência pelas áreas de Engenharia, Robótica, Informática e Matemática. 
 
“Nós estamos em um mundo informatizado e repleto de avanços tecnológicos, e através de raciocínios lógicos bem estruturados, conseguimos resolver problemas diários: as competições estimulam esses raciocínios”, diz Brener.
 
A cada ano, o número de alunos inscritos em competições exatas aumenta, principalmente no Ensino Fundamental I. As crianças conseguem reconhecer que é divertido raciocinar com o objetivo de resolver problemas, e as competições ajudam a estimulá-las a enfrentar e superá-los. Assim, uma trajetória que, futuramente, poderia ser de receio da Matemática, acaba sendo um grande atrativo.