Notícia

Exame de proficiência da língua alemã - DSD 2017

Há quatro décadas, o diploma DSD ”Deutsches Sprachdiplom“ da Conferência Permanente dos Ministros da Educação e Cultura da Alemanha é um atestado fidedigno dos conhecimentos de língua alemã adquiridos no exterior. Acima de 500 mil alunos no exterior submeteram-se aos exames até esta data, e dezenas de milhares conseguiram concluir os seus cursos acadêmicos na Alemanha com os seus diplomas DSD 1 ou 2. 

”Um dos pontos centrais do nosso trabalho escolar aqui na Escola Alemã Corcovado são os exames do DSD.  O DSD é de extrema importância para nossa escola e para os nossos alunos, visto que o diploma oferece uma série de vantagens no processo de candidatura para os cursos acadêmicos na Alemanha. Além disso, o diploma abre novos caminhos e aumenta as oportunidades no mercado de trabalho“, Volker Schulze-de Souza, Coordenador de Deutsch als Fremdsprache (DaF - Alemão como Língua Estrangeira) na Escola Alemã Corcovado.

Nesse ano de 2017, acima de 260 alunos submeteram-se aos exames DSD a nível de A2, 1 e 2.  Nos dias 04 e 05 de setembro foram realizados os exames de compreensão de leitura, compreensão auditiva e comunicação escrita, e no dia 06/11/2017 foram aplicados os exames de até 05 horas de duração. Nas datas 11 – 14/09 e 27 – 28/11/2017, respectivamente das 7h15 até às 15h, aconteceu a segunda fase, que consistiu dos exames orais individuais, com a participação de 20 professores da Escola Alemã Corcovado.

Para os alunos da nossa escola, os exames do DSD são o ponto culminante de sua aprendizagem na área de DaF (Alemão como Língua Estrangeira). Sobretudo o DSD 2, que é decisivo para o acesso a uma universidade na Alemanha, exige um preparo intenso de nossos jovens e representa a conclusão de mais de 12 anos letivos de ensino de alemão.

”Em poucas palavras, o diploma do DSD significa para mim o acesso a um curso acadêmico na Alemanha. Ele significa a realização de um sonho. Depois de concluída a minha formação escolar, eu gostaria de estudar Arquitetura em Munique“, Clara Gueiros, turma 12C1, Escola Alemã Corcovado.
 
O número de aulas de DaF previsto no horário escolar de nossa escola equivale ao número de aulas de disciplinas como Biologia ou Matemática. O número de aulas de alemão na Escola Alemã Corcovado é considerável, já que o nível B1 ou B2/C1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas só pode ser alcançado dentro do contexto escolar, se houver um programa ampliado de Alemão. Este se baseia no plano de ensino nacional, que engloba a grade curricular de DaF da ZfA. Para uma assimilação da cultura de aprendizagem alemã, a escola transmite métodos de trabalho característicos. Estes últimos consistem, sobretudo, de uma abordagem discursiva e orientada de áreas temáticas, da aprendizagem autônoma e orientada para projetos, e da orientação comunicativa do agir no processo de aprendizagem da língua alemã; competências essas que são de fundamental importância para a capacidade dos alunos de cursarem uma universidade na Alemanha. Uma série de projetos, como o "Debate Juvenil Internacional", "Le¬se-füch¬se", "Ju¬gend forscht", e programas de intercâmbio, de bolsas de estudo e de estágio profissional na Alemanha acompanham e intensificam a aprendizagem de nossos alunos na área de DaF.
 

”Para mim, o exame do DSD significa a ajuda que proporciono aos meus alunos para que alcancem uma meta importantíssima para eles. Eu trabalho principalmente com alunos do Ensino Médio. Nós não transmitimos apenas a língua alemã para que possam cursar universidade na Alemanha, mas também aspectos da cultura, história e modo de viver, porque a Alemanha é um país com um altíssimo padrão de vida“, Claudio Becker, professor de DaF na Escola Alemã Corcovado.
 
 
Em virtude da mudança demográfica e da consequente falta de profissionais qualificados na Alemanha, o governo alemão intensificará os seus esforços no âmbito da política educacional alemã. Existe um grande interesse em que os nossos alunos aprovados no DSD passem ao menos uma parte de suas futuras trajetórias acadêmicas e profissionais em um contexto alemão.