Notícia

Ex-aluna ganha prêmio de cinema na Alemanha

Cléo Campe, ex-aluna da Escola Alemã Corcovado e estudante de cinema na Alemanha, ganhou, no ano passado, o prêmio de um concurso promovido pelo jornal Die Zeit, pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Infas e pelo Centro de Ciências de Berlim WZB, com a animação Ertrinken. O filme, que foi produzido pela jovem e mais 30 pessoas espalhadas pelo mundo, conta a história de Hans, um senhor que resolve mergulhar no mundo virtual pela primeira vez.
 
 

Os requisitos para participar do concurso eram que o filme não passasse de cinco minutos, tratasse de um tema atual relacionado a digitalização e tivesse pouco ou nenhum diálogo, para que pudesse ser compreendido por pessoas de diferentes países. A votação foi aberta ao público, que pôde votar em seu filme favorito no site do jornal, elegendo, assim, o vencedor. Ertrinken, o filme escolhido pela maioria, descreve, metaforicamente, a relação que pessoas mais velhas, especialmente os idosos, têm com a internet e suas dificuldades diante de um mar de informações.  

 
 
Apesar de ser filha do diretor de fotografia Sylvestre Campe, Cléo não pensava em trabalhar no meio. “Eu sempre gostei de cinema, desde pequenininha acompanhava meu pai nos sets, mas nunca tinha pensado em seguir a carreira. Na turma 10 fiz um estágio de Relações Internacionais e não gostei. Depois queria estudar belas artes e acabei desistindo. Meu pai sugeriu que eu trabalhasse com ele até decidir o que queria estudar. Trabalhei com ele quase dois anos e resolvi que queria seguir a carreira”, afirmou.
 
Depois de escolher fazer cinema, Cléo contou que a decisão de cursar uma faculdade na Alemanha foi fácil, já que sempre quis estudar lá. “Com a nossa escola temos o privilégio de poder estudar na Alemanha. Me inscrevi em duas Universidades de Cinema aqui e fui aceita na Filmuniversität Babelsberg Konrad Wolf”. 
 
Assista ao filme completo em: https://youtu.be/aeJUNTx6fio