Espaço EducAção: Construindo Parcerias

Nós acreditamos que juntos – pais e escola - podemos refletir, trocar experiências e ideias, e construir caminhos na direção da aprendizagem, da autoria, da cidadania e da amorosidade.

Por isso, a Equipe de Orientação Educacional da Escola Alemã Corcovado propõe o

Espaço EducAção: Construindo Parcerias.

Ao longo de 6 encontros, conversaremos sobre as muitas perguntas que surgem no permanente processo de  amar e educar os filhos, as tantas decisões que precisam ser tomadas, e as diferentes possibilidades de ação. Após cada encontro, ofereceremos às famílias da nossa escola, um breve resumo das nossas conversas e reflexões.

O 1º encontro – tanto do grupo Educação Infantil/Ensino Fundamental 1, quanto do grupo Ensino Fundamental 2/Ensino Médio - já aconteceu!

O tema “Habilidades Sociais e Afetivas” foi o primeiro tema a ser proposto.

Ninguém nasce sabendo relacionar-se – esta é uma habilidade aprendida, uma habilidade que se renova e se aprimora através dos encontros com os outros e ao longo do percurso de todo uma vida, na construção permanente da nossa história individual.

Gostaríamos de compartilhar com vocês o depoimento de Rachel Facó, uma das participantes do grupo Ensino Fundamental 2/Ensino Médio. Já fica aqui o nosso agradecimento pelas lindas palavras que seguem abaixo.   

“Pensar a educação, de maneira ampla, da atual geração e nossa maneira de lidar melhor com ela, entre a leveza e a cobrança, dois lados importantes da mesma moeda, poderá render novas práticas bacanas, individuais (para cada família) e coletivas (para comunidade escolar). 

Sai de lá (do Espaço EducAção) com a sensação de que não haverá fórmula, mas uma troca rica que nos permitirá a todos caminhar mais seguros, mais solidários uns com os outros. E que nesse exercício da maternidade ou da educação não poderemos excluir a "falta", o "tropeço", a "dor", posto que se estamos inteiros, humanamente entregues, teremos que aprender a caminhar entre o acerto e o erro, como nossos filhos, cuidando para que a balança pese para o melhor lado.

Daí, me lembrei dos versos de Ricardo Reis, um dos heterônimos de Fernando Pessoa:

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. 

Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive."

Que sejamos inteiros. Resilientes. Feito aço.”

Até o próximo encontro!
 

A Equipe de Orientação Educacional
A Vice-Direção Brasileira