Notícia

Escola apoia ensino de alemão na rede pública

“Frau Nascimento” e “Frau Mesquita”. É assim que as professoras Márcia e Adriana são chamadas pelos alunos do terceiro e quarto ano do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Oswald de Andrade, em Parque Anchieta, Zona Norte do Rio. As docentes fazem parte do projeto de escolas bilíngues da Secretaria Municipal de Educação. Em parceria com o Goethe-Institut Rio de Janeiro e a UERJ, a prefeitura introduziu em 2018 o currículo português-alemão em três escolas públicas da cidade. A Escola Alemã Corcovado apoia essa iniciativa e está recebendo os professores do programa para que eles possam conhecer ainda mais o cotidiano de uma escola bilíngue alemã.  “Surgiu essa chance de a gente vir para cá observar o dia a dia da escola, como os professores montam a sala, como as aulas são dadas em alemão”, explicou Adriana. 
 
Para ela o projeto de escolas públicas bilíngues vai além da aprendizagem de um novo idioma. “Eles ficam muito presos àquele mundo, então isso está expandindo o conhecimento deles. Mais do que o resultado linguístico, você tem ganho o cognitivo, o ganho intercultural. É colocar esse aluno no contexto de século XXI, onde eles podem conviver com pessoas de culturas diferentes, pensamentos diferentes”, declarou Adriana. 
 
A Escola Alemã Corcovado também disponibilizou seus educadores para cursos de formação continuada. A primeira oficina foi ministrada pela professora de música Barbara Lau, com o tema “O uso da música como ferramenta de ensino-aprendizagem do idioma alemão”. Nos próximos meses, outras duas oficinas serão lecionadas por professores da escola. O Diretor Escolar Brasileiro Paulo Carvalho destacou o papel da instituição no projeto. “Ficamos muito felizes em apoiarmos iniciativas que possibilitem a crianças e jovens das escolas públicas o acesso à língua alemã e a essa formação em uma perspectiva intercultural”, afirmou.
 
 
 
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: http://prefeitura.rio/web/guest/exibeconteudo?id=7856491