Como o trabalho de DFU na Escola Alemã Corcovado é realizado?

O ensino das disciplinas na língua alemã representa a aprendizagem da disciplina combinada com a promoção da língua, ou seja, ele não considera apenas o aprendizado de aspectos técnicos, mas, também, a formação e o treinamento da linguagem disciplinar como base para as aulas. Esta proposta exige, além do ensino consciente da importância da língua, um alto grau de diferenciação interna para atender às condições e necessidades de cada um dentro de um grupo de estudantes.

Na Escola Alemã Corcovado, procuramos atender a estas necessidades de nossas alunas e nossos alunos com métodos específicos de ensino. Este conceito abrange:

  • O trabalho focado na terminologia em cada disciplina (construção do vocabulário disciplinar), conversas sobre a implementação da nova terminologia, treinamento da nova terminologia, trabalho com dicionários em todas matérias DFU, disponibilidade de recursos orais ...
  • Criação de situações orais para treinar e aplicar as novas terminologias (por exemplo: rolamento, discussão de especialistas, jogo de papéis, técnicas de entrevista...) – disciplina focada na comunicação.
  • Criação de situações complexas que exigem o treinamento da escrita em todas as matérias DFU
  • Treinamento de técnicas para a compreensão de textos (por exemplo, técnica de leitura em cinco passos).
  • Métodos para a promoção de competências disciplinares e sociais para facilitar a integração com estudantes com alemão como língua materna (por exemplo um congresso de especialistas).
  • Provas focadas em competências como feedback das capacidades linguísticas.