Como o DFU é realizado na Escola Alemã Corcovado?

Para as turmas brasileiras (C-Zweig), oferecemos, paralelamente ao ensino intensivo DAF (Deutsch als Fremdsprache – alemão como língua estrangeira) duas disciplinas DFU: alunas e alunos das turmas 5 a 12 frequentam o ensino social (GL-Unterricht) na língua alemã. As turmas 6 a 9 adquirem e aprofundam seus conhecimentos na língua alemã na disciplina ciências (Nawi – Natutwissenschaften), ministrada por professores alemães especializados.

Nas turmas alemãs (R-Zweig), uma maioria de alunas e alunos com português como língua materna é ensinada junto com estudantes alemães. A maioria dos alunos brasileiros frequenta a Escola Alemã Corcovado desde o jardim de infância, com um conceito linguístico próprio de língua alemã (conceito de imersão). A língua de ensino, a partir do primeiro ano, é o alemão.

Como apoio sistemático ao tratamento da heterogeneidade linguística, entendemos como disciplinas DFU todas as disciplinas ensinadas às turmas R em alemão!

Por um lado, DFU é direcionado a alunas e alunos que não têm o alemão como língua materna. Cada linguagem disciplinar possui, no entanto, características próprias que representam um desafio também aos estudantes alemães!

A promoção da linguagem disciplinar constitui a base para o entendimento e a comunicação em cada disciplina e, além disso, para a participação em discussões sociais, econômicas e culturais. Nesse sentido, métodos DFU promovem também competências na linguagem disciplinar para alunas e alunos de língua materna alemã, preparando-os para o uso da linguagem específica de cada estudo e profissão!