Transição EI-EFI

Uma grande vantagem para as crianças é o fato de a Educação Infantil e o Ensino Fundamental se encontrarem “sob o mesmo teto”. Essa proximidade física permite a aproximação entre os grupos de Pré-Escola II e a Turma 1. Os contatos podem ser através do ato de contar uma história entre as crianças, um piquenique, uma aula de esporte, ou mesmo um encontro no pátio.
 
No segundo semestre, essas e outras vivências se somam a esses encontros. Uma visita à Turma 1 é programada. Num primeiro momento todo o Pré-Escola II reconhece o espaço físico do Fundamental I e seus integrantes. Em pequenos grupos visitam uma aula da Turma 1 e participam do recreio.

Ao longo do último bimestre do ano letivo, uma aproximação entre as professoras, desses dois segmentos, permite que os alunos conheçam algumas rotinas, combinados e pessoas que trabalham nesse ambiente. Também os alunos do Pré-Escola II recebem a visita da Coordenação do Fundamental I para que vínculos sejam, desde cedo, estabelecidos. A visita dos futuros professores, quando possível, também é um momento muito esperado para perguntas e conversas em roda.

Ao final do ano letivo, a Educação Infantil promove uma gincana para os alunos do Pré-Escola II, com o objetivo de vivenciar todo o espaço escolar de forma autônoma e responsável.

Para marcar essa entrada no que nomeamos de Escolaridade Formal, os alunos do 1º ano participam da Festa do Cone. Essa festa tem sua origem na cultura alemã e representa um ritual de boas-vindas oferecido pelos alunos do 2º ano. Os pais confeccionam, junto com seus filhos, lindos cones repletos de gostosuras com o objetivo de desejar uma escolaridade doce e agradável para seus filhos. A presença das professoras nesse momento fortalece ainda mais as relações e permite um momento tranqüilo e prazeroso de transição.

A atenção da equipe de coordenação e das inspetoras para um trabalho de adaptação muito estreito com as professoras do 1º ano, garante que nossos alunos e alunas adquiram, rapidamente, confiança e autonomia nesse novo espaço escolar e respondam com segurança às novas exigências acadêmicas.

Coordenadoras

Educação Infantil

Martha Fleischhut

Educação Infantil

Karin Diederichs

Orientadora

Educação Infantil

Maria Isabel Silva