Projeto os Contos de Fadas dos Irmãos Grimm – Braunbärgruppe

O Maternal II da manhã (Braunbärgruppe) escolheu como projeto “Os Contos de Fadas dos Irmãos Grimm” para aproximar ainda mais o universo literário das crianças.  Muitas já tinham conhecimento prévio das histórias, mas não das versões mais próximas das originais.  Elas se espantaram ao descobrir que o sapo do conto-de-fadas “O Rei Sapo” não foi beijado para se libertar do feitiço e sim arremessado contra a parede.  Da mesma forma, ficaram assombrados ao perceber que a madrasta da “Branca de Neve” tentou matá-la mais de uma vez.

Cada criança trouxe de casa um livro de contos e, de forma lúdica, perceberam diferenças e semelhanças entre as narrativas, ilustrações, materiais, tamanho dos livros e ,claro, se o texto era em alemão ou em português. Com essa riqueza de versões e detalhes, os alunos ampliaram seu repertório.  

Os contos foram apresentados de diversas formas:  livros com ilustrações, livros sem ilustrações, CDs, DVDs, fantoches, objetos, dramatizações, estimulando, assim, as várias formas de perceber as diferentes linguagens.  Para enriquecer ainda mais o nosso projeto, contadores especiais e queridos (mães e avó) vieram contar histórias para a turma.  Contamos também com a professora de música Barbara Lau, que fez um trabalho musical espetacular com o grupo, ao apresentar para as crianças as brincadeiras cantadas de “Hänsel und Gretel” e “Dornröschen”.

As crianças ficaram tão envolvidas pelos contos que, em momentos de descontração e brincadeiras livres, reis, bruxas, príncipes e princesas estavam espontaneamente presentes.

Para concretizar e finalizar esse projeto, construímos um castelo-painel onde as versões dos recontos  pelo grupo foram apresentadas.  Além disso, cada aluno confeccionou um livro ilustrado para “dar vida” aos textos coletivos do grupo.

Alunos:     Ana Sophia Spohr, Ana Steinhauser, Benjamin Wischermann Buchheim, Bernardo da Rocha Cantisano,Bianca Schlegel Costa, Cecilia Meneghini pinheiro, Clara Stinglwager Rebello, Ernesto Basto Richter, Felipe Costa Snel Corrêa, Joaquim Pedro Stern Lahmeyer de Siqueira, Julia Osenjak, Juliana Jeffress Stenzel, Pirada Kuszli, Raphael Mello Pires Costa, Verena Charlotte Becker.       

Professora de Classe: Gabriela Miller de Almeida

Professora Auxiliar: Eva de Castro Holmes

Coordenadoras

Educação Infantil

Martha Fleischhut

Educação Infantil

Karin Diederichs

Orientadora

Educação Infantil

Maria Isabel Silva