Apresentação

A pedagogia de projetos potencializa mudanças, promove questionamentos, reavaliações e transformações face à investigação do novo, em um processo infinito de construção. O aluno vivencia o processo de aprendizagem numa postura ativa, deixando de ser um consumidor de informações para participar ativamente da construção do conhecimento. Cada projeto possui seus objetivos específicos, mas há também um objetivo universal: o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.
 
A ideia do projeto parte muitas vezes dos interesses das crianças. Quando esses interesses não estão claros, são oferecidas às crianças várias propostas de acordo com seu estágio de desenvolvimento emocional e cognitivo, e a partir do interesse demonstrado escolhe-se o tema do projeto. O processo de trabalho será cooperativo e dinâmico. As falas, os desenhos, e as principais ideias são registradas e expostas para que todos tenham acesso ao que está sendo estudado. A metáfora de “portas vão se abrindo” se ajusta à metodologia de projetos: desde a definição dos objetivos, do planejamento das etapas, do avanço nas pesquisas e na construção das atividades em diferentes áreas, estabele-se um processo de construção dos conhecimentos que se concretiza com uma aprendizagem significativa para nossos alunos.

Coordenadoras

Educação Infantil

Martha Fleischhut

Educação Infantil

Karin Diederichs

Orientadora

Educação Infantil

Maria Isabel Silva